fachada letra caixa curitiba comunicação visual

Fachada de loja: Dicas e boas práticas para aumentar suas vendas

De todas as formas de atrair o cliente, a visual é com certeza a mais eficiente. O ser humano por si só tende a dar a sua atenção ao que é belo, ele busca com os olhos coisas que podem surpreende-lo a todo tempo. A apresentação do profissional, o produto e a embalagem precisam chamar a atenção do consumidor positiva e efetivamente, assim como a fachada de loja.

Avaliar suas opções na localidade, a estrutura física do imóvel, entender o público local, ser criativo e respeitar a legislação sobre o assunto. Esses são alguns itens a serem observados pelo empreendedor quando ele pretende investir na apresentação visual do estabelecimento.

Na sequência, eu me aprofundo um pouco mais em tais tópicos, a fim de orientar você a cuidar da fachada de loja do seu empreendimento. Após isso te darei idéias criativas de fachadas para vários tipos de negócios como supermercados, barbearias, petshops, de várias cores e molduras. Confira!

Como uma boa fachada de loja faz a diferença

Se você tem o mínimo de noção sobre gestão, já deve saber a importância do marketing para os seus negócios. identidade visual da empresa precisa ficar guardada na memória dos parceiros, os fornecedores, investidores e clientes em potencial.

O design corporativo utiliza elementos estéticos e a psicologia para ajudar na consolidação da marca. Arte e funcionalidade se aliam na promoção do seu empreendimento e, por isso, a fachada de loja não requer apenas o logotipo com o nome comercial e informações jogadas: ela precisa ser bem pensada!

Sabe o ditado “A primeira impressão é a que fica”? Então, os materiais utilizados no letreiro, símbolos, imagens e escrita precisam ser estrategicamente definidos. O motivo? A fachada apresenta para o consumidor que está passando pelo seu estabelecimento a pé ou de carro não apenas a marca, mas a experiência de seu produto ou serviço.

Psicologia das cores

Para você entender melhor, quero falar da teoria da psicologia das cores. As cores atraem diretamente o subconsciente das pessoas influenciando diretamente as ações delas e em como a sua marca vai ser compreendida pelo seu cliente. A partir disso que acontece a conexão inicial.

Fachada de loja: A Psicologia das cores
A Psicologia das cor

Para te ajudar a entender como funciona a influencia das cores no subconsciente humano, peguei emprestado do Conteúdo Freela esse infográfico sobre a psicologia das cores que mostra direitinho como as grandes empresas usam esse conhecimento. Confira abaixo.

Fachada de loja | Infográfico Psicologia das cores : O vermelho, o azul e o verde
Fachada de loja | Infográfico Psicologia das cores : O Amarelo, o laranja e o roxo
Fachada de loja | Infográfico Psicologia das cores : O Rosa, o marrom e o brando
Fachada de loja | Infográfico Psicologia das cores : O Preto

Um exemplo simples e amplamente conhecido são os fast foods que utilizam o vermelho, e o amarelo porque eles estimulam o apetite, como podemos ver no exemplo do Mc Donalds.

Fachada de loja Mc Donalds : Vermelho e amarelo, preto e moderno.
Fachada de loja Mc Donalds

Já o verde remete ao meio ambiente e é utilizado por restaurantes de alimentação saudável, como podemos ver no exemplo da Boali.

Fachada de loja Boali

Assim, uma eficiente comunicação visual facilita a identificação entre a empresa e o que ela oferece.

Atenção à comunicação da sua fachada

Anúncios de preços, ofertas e promoções no local para chamar a atenção do público, embora provisórios, também merecem cuidado, principalmente por causa das disposições no Código de Defesa do Consumidor sobre informação e publicidade.

Todas essas vantagens de uma boa fachada de loja contribuem para o aumento das vendas. Para atrair o consumidor, certifique-se de que ela seja condizente com o seu ramo no mercado e ressalte a forma como você desempenha a atividade empresarial em seu negócio, sua missão e cultura.

O que diz a lei sobre a fachada de loja

Antes de começar a planejá-la, verifique na prefeitura de sua localidade se existe lei municipal sobre o assunto. As chances de haver restrições são grandes, pois o Direito Urbanístico serve para manter a ordem na infraestrutura enquanto o município cresce, evitando abusos no espaço e, entre outros transtornos, a poluição visual.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, todo hotel que deseja inserir na fachada sua denominação ou logo precisa sujeitar o projeto à aprovação da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) — obrigação decorrente da Lei 14.223 de 2006.

Essa legislação ainda institui aspectos importantes sobre anúncios, prevendo sua metragem e forma de exposição na fachada, além das multas aplicáveis em caso de não observância às previsões legais.

Tal proteção da lei é vital também para coibir abusos publicitários: o consumidor é tido como parte hipossuficiente, ou seja, vulnerável, na relação jurídica. Por isso o direito à informação adequada e clara está previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC), cabendo às empresas sua observância.

O artigo 6º, III do CDC prevê ao empreendedor a obrigação de “especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos” dos produtos e serviços.

Telões de LED na fachada de loja em São Paulo

Na cidade de São Paulo, quando o estabelecimento tem testada (largura do imóvel para uma rua) de até 100 m², apenas um anúncio é permitido. Recentemente, empresas paulistanas acharam uma brecha na Lei Cidade Limpa e instalaram grandes painéis eletrônicos nas vitrines para anunciarem suas ofertas.

A prefeitura reagiu e passou a regulamentar esses telões de LED, admitindo, em regra, a instalação deles em metragem de até 1,5 m² e, no mínimo, a 2 metros de distância da calçada. Também ficou estabelecido que só poderiam ser anunciados serviços, bens e marcas relacionados à atividade empresarial do empreendimento. Veja um exemplo disso na fachada da marisa, na avenida paulista.

Fachada de loja: Marisa Avenida Paulista rosa telão de led
Fachada de loja: Marisa Avenida Paulista

Ainda, ficou proibido o uso de cores passíveis de causar desconforto visual nas pessoas, mais uma prova da eficiência da lei sobre fachada de loja. Consumidores, moradores, turistas e toda a população local são protegidos por esse tipo de regulamentação. Cabe às empresas observá-la, até por questões morais e de boa reputação no mercado.

Boas práticas para uma excelente fachada de loja

Já falei sobre as vantagens desse investimento arquitetônico para os negócios e como o ordenamento jurídico brasileiro trata o assunto. Agora, quero apontar alguns quesitos básicos aos quais você deve se atentar a fim de atrair a clientela e aumentar as vendas com a fachada de loja ideal.

Consideração do público-alvo

Fachada de loja : Estude o seu publico alvo

Onde seu estabelecimento está localizado? O que chama a atenção dos transeuntes do local? O comportamento do consumidor com as empresas locais precisa ser avaliado, e a melhor forma de fazer isso é pesquisando. Indague as pessoas ao redor do seu empreendimento para saber a opinião delas sobre fachada de loja.

ebook Guia gestao de vendas b2c

Criatividade para inovar

Fachada de loja : Criatividade para inovar

Encontrar um padrão em sua pesquisa é ótimo para orientar seu projeto de fachada, mas saiba dar um toque especial nele. Aproveite a arquitetura do imóvel, utilize materiais diferentes, texturas, formas geométricas, iluminação e cores para serem uma extensão do interior de sua empresa para fora, aos olhos do público.

Contratação do profissional

Fachada de loja : Contrate profissionais

Arquitetos, designers, publicitários e profissionais de marketing podem agregar muito na sua fachada de loja, trazendo conhecimento técnico e experiência de mercado. Eles têm a expertise necessária para entender sua proposta e a imagem que você deseja transmitir ao consumidor, ou seja, sabem exatamente como promover sua marca.

Comunicação direta e influente

fachada de loja : Tenha uma comunicação direta e influente

Todas as informações e mensagens que serão transmitidas da sua empresa para o seu cliente na fachada da sua loja devem ser coesas, facilmente compreensíveis, diretas, conectivas e influentes. Isso por que quando o seu cliente entra em contato com a sua marca você tem que garantir que a mensagem faça o seu papel de comunicar. Não significa que tenha que ser uma fachada cheia de texto, as vezes o design falam mais do que mil palavras.

Atração sem exageros

fachada de loja : Atração sem exagero

Por vezes, na tentativa de ser criativo e chamar a atenção da clientela, a fachada de loja fica visualmente poluída, sem a personalidade do negócio ou com muitas informações. Exagerar ainda pode ser um desrespeito às leis municipais sobre o assunto — e os reflexos serão sentidos no caixa da empresa. Então, tome cuidado!

Design, arquitetura, psicologia, marketing e direito são temas relativos à fachada de loja, alertando para a importância de se analisarem as variáveis na hora de projetá-la. Aqui também fica claro o quanto a comunicação visual é essencial para os bons resultados da empresa.

Texto publicado em:  https://www.guiaempreendedor.com/guia/fachada-de-loja-boas-praticas-para-aumentar-as-vendas-20-ideias-de-de-fachadas


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/anuncipar/www/wp-includes/functions.php on line 5427

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/anuncipar/www/wp-includes/functions.php on line 5427