Não importa o tamanho da empresa: das startups às maiores multinacionais, um dos principais questionamentos é como aumentar a visibilidade e as vendas de um produto ou serviço. Para isso, é preciso alinhar estratégias que impactem o target. Para isso, o ponto inicial é ter um bom planejamento de comunicação visual.
Entende-se que comunicação visual é um conjunto de elementos que expressam uma ideia ou informação. Ao entrar em contato com esse elemento, o público instantaneamente associa-o a uma marca ou empresa.
A comunicação visual quando executada de forma eficiente, promove alinhamento entre a marca e o seu público; aumenta o valor percebido pelo cliente; pode gerar confiança e solidez; pode incentivar as pessoas a procurarem um negócio em detrimento de outro. Por sua vez, o marketing que não é bem feito não gera interesse dos indivíduos em conhecerem o trabalho da marca ou, até mesmo, afasta-o instintivamente.
Algumas marcas não precisam usar muito texto para serem reconhecidas. Quando você vê o logo de uma maçã mordida, pensa imediatamente na Apple, em seus produtos e nas experiências que você já teve com a marca. Isso só acontece porque a multinacional tem uma identidade visual forte.
A comunicação visual de uma empresa é o cartão de visita dela. Apostar em uma identidade visual bem-feita é essencial, pois é ela que causa uma primeira impressão nos clientes e define as sensações que ele terá com relação à marca.
A cor que será usada no logotipo da sua empresa, por exemplo, precisa ser bem pensada, pois influenciará nos outros aspectos da comunicação visual, já que o conjunto de elementos precisa ser coerente.
Outro ponto importante da comunicação visual é a aplicação de letreiros, placas e demais sinalizações em fachadas e vitrines. De acordo com uma pesquisa do Sebrae/SP, fachadas, vitrines, iluminação e outros aspectos visuais podem aumentar em até 40% o faturamento das empresas quando estão alinhadas à proposta do empreendimento.
Na hora de decidir onde irá adquirir um serviço ou produto, o consumidor que estiver em dúvida entre dois estabelecimentos, certamente irá optar por aquele que passa uma imagem mais profissional por meio da comunicação visual, ou seja, tão importante quanto investir em treinamento, produto ou serviço, o sucesso do seu negócio depende de uma boa comunicação não-verbal com o cliente.
Não planejar com detalhes e adequação a sua identidade visual tende a passar uma ideia de despreparo ou até mesmo amadorismo, o que prejudica seriamente o crescimento de um negócio.
Texto publicado em: https://administradores.com.br/artigos/como-vender-mais-atraves-de-uma-boa-comunicacao-visual